-
Arquitetos: Aguilo & Pedraza Arquitectos
- Área: 104 m²
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, MK, VEKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistiu em projetar uma casa de praia no povoado de Zapallar. O terreno está longe do mar, no limite urbano oriental. A geografia de grandes declives permite que a vista para o mar seja antecedida pelos primeiros planos de telhado, ruas, árvores e colinas. Esta qualidade de vista urbana com o mar de fundo foi a que inspirou a principal operação do projeto. Optou-se por construir em altura e assim aproveitar as vistas descritas. São três pequenos pavimentos sobrepostos. Nos dois primeiros níveis estão os dormitórios, no terceiro está o estar principal e na cobertura há uma terraço exterior.
São propostos dois tipos de percursos. Duas rampas exteriores conectam os pavimentos 2 e 3 com a calçada no sul do terreno. Desta forma o projeto se conecta sem grades e desníveis com a cidade, uma exigência do cliente para o uso de uma cadeira de rodas. Por último, um sistema de escadas sobrepostas interiores, além de uma escada exterior, conectam todos os níveis.
A escolha do material de revestimento e sua cor respondem a um interesse nostálgico de construção histórica do litoral chileno. Foram muitas as casas que no princípio do século passado, em especial em Valparaíso, utilizaram revestimentos metálicos coloridos. É esta memória coletiva a que constrói o imaginário do projeto. Algo disto há na decisão, talvez mais visceral que racional, para a escolha do material e sua cor.